SESu quer mudar modelo de residência médica

Durante abertura de reunião da Comissão Nacional de Residência Médica, o Secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Carlos Antunes, defendeu mudanças no modelo atual dos Programas de Residência Médica. Nas discussões, Antunes espera contar com ampla participação da comunidade acadêmica. “Os senhores devem influir para que os conteúdos dos programas sejam revistos, e os temas transversais sejam contemplados, sempre na identificação dos mesmos com os temas contemporâneos”, disse o secretário, dirigindo-se aos membros da comissão.
Segundo Carlos Antunes, o Brasil está entre os países com menor tempo de duração dos programas de residência médica. “Especialidades que aqui são oferecidas com duração de três anos, em outros países é de até oito anos”.
Nas cinco décadas de existência da residência médica no País, cerca de 78 mil médicos tiveram seus certificados registrados. Atualmente, 20 mil médicos residentes estão inscritos em 2.500 programas de 418 instituições.
Gastão Campos, secretário executivo do Ministério da Saúde, também participou da abertura da reunião, que se estenderá até a próxima sexta, 28. Na pauta dos trabalhos, encontra-se proposta para modificação dos concursos voltados para a seleção de médicos residentes no Brasil.

Voltar ao topo