Servidores fazem paralisação

Funcionários do Sistema Penitenciário de todo Paraná promoveram, hoje, um dia de alerta e paralisações. Durante a manhã, funcionários de Curitiba e região metropolitana realizaram uma manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, na capital.

O Sindicato dos Servidores Públicos do Paraná (Sinssp-PR) elaborou uma pauta contendo dezesseis reivindicações para a categoria, porém os manifestantes deram ênfase a três itens considerado mais importantes. O primeiro deles, segundo o vice-presidente do Sinssp-PR, Valério Sebastião Stapack, é o descongelamento das gratificações de zona.

A segunda reivindicação considerada primordial é a aprovação da Lei 13666, do dia cinco de julho de 2002, e da Lei complementar 13757. ?Estas garantem progressões e promoções funcionais aos trabalhadores do sistema com ensino médio?, conta Valério.

Já a terceira reivindicação diz respeito a reajustes salariais. ?A categoria está há quase nove anos sem reajuste?, afirma o sindicalista.

O salário base dos agentes é de cerca de R$ 400,00. No total, são cerca de 1400 funcionários estaduais do sistema penitenciário. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo