Serviço proporciona mais segurança ao turista

Turistas brasileiros e estrangeiros que visitam Curitiba contam agora com um serviço especial e ininterrupto, oferecido durante as 24 horas do dia. Trata-se do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), criado na semana que antecedeu o carnaval pelo Governo do Paraná, por meio de termo de cooperação firmado entre as Secretarias de Estado do Turismo e da Segurança Pública, a Polícia Federal e o Curitiba Convention & Visitors Bureau.

"A criação desse serviço para funcionar junto a um Distrito Policial no centro de Curitiba é muito importante, pois os números mostram um aumento significativo dos turistas que nos visitam", disse o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, ao cumprimentar o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, durante a formalização da parceria.

Segundo Souza Caron, "esse atendimento será de grande importância principalmente para os estrangeiros e os visitantes de outros estados". O primeiro posto de atendimento funciona durante 24 horas, na Rodoferroviária de Curitiba. Desse local, se necessário o turista será encaminhado ao SAT, no 1º Distrito Policial de Curitiba e que passou a ser responsável pelo atendimento ao turista, em casos de polícia. Além disso, serão distribuídos folhetos, cartilhas e revistas aos visitantes da capital paranaense, que serão recepcionados nos postos de atendimento 24 horas, por estagiários de turismo durante o dia e por funcionários terceirizados no período noturno.

O SAT vai garantir o atendimento aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitam Curitiba, no caso de furtos, assaltos, acidentes, perda de documentos ou qualquer outro tipo de atendimento. "O turista precisa se sentir seguro na cidade, e por isso vamos oferecer toda a estrutura e atendimento necessário, atendendo todas às suas necessidades", disse o secretário Delazari.

"Curitiba está se caracterizando pelo turismo de eventos, com isso recebe profissionais de todas as regiões. Por isso, a necessidade de um atendimento especializado cresceu e, a partir de agora, ele terá esse atendimento", falou o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Adonai Aires Arruda. Segundo ele, o CC&VB e a rede hoteleira divulgarão o atendimento aos turistas que se hospedarem na capital.

Dos 1,7 milhão de turistas que estiveram em Curitiba em 2003, quando foi registrado um aumento de 16% em relação ao ano anterior, 3,8% vieram de outros países e 62,7% vieram de outros estados do Brasil. A previsão para 2004 indicava uma tendência da capital receber cerca de 20 mil turistas a mais do que em 2003, em função do aumento do número de eventos realizados. De acordo com as pesquisas de demanda realizadas anualmente pela Secretaria de Estado do Turismo, em 2003 o Paraná recebeu 6,2 milhões de turistas, 48% provenientes do próprio estado, 32% de outros estados brasileiros e 20% do exterior.

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