O serviço de táxi oferecido em Curitiba conta com um alto índice de aprovação entre os passageiros, de acordo com uma pesquisa encomendada pela URBS – empresa da Prefeitura de Curitiba responsável pelo gerenciamento e fiscalização do transporte e trânsito na cidade. O levantamento, feito pelo instituto Paraná Pesquisa, durante a última semana de julho, revelou que a satisfação dos usuários ultrapassa 80%, na maioria dos itens pesquisados.

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Os resultados foram entregues pelo prefeito Beto Richa aos representantes da Associação das Centrais de Rádio-Táxi de Curitiba, em uma reunião na semana passada. "Os taxistas estão de parabéns. Eles são grandes divulgadores de Curitiba, um verdadeiro cartão de visitas da cidade", disse o prefeito. O presidente da associação, Edson Fernandes, agradeceu ao prefeito pela realização da pesquisa e pelo gerenciamento eficiente do serviço de táxi. "Temos recebido todo apoio da administração municipal, sem o qual não seria possível manter o elevado nível de qualidade do serviço", afirmou.

Sobram elogios para o comportamento dos motoristas e a qualidade dos veículos. A cordialidade dos taxistas foi considerada ótima ou boa por 89,12% dos entrevistados, e regular por 8,38%. Apenas 2,21% disseram que os taxistas são ruins ou péssimos neste quesito.

O grau de conhecimento do trânsito e da cidade foi aprovado por 81,32%, com mais 13,68% de opiniões "regular". Só 3,82% consideram ruim ou péssimo o domínio dos taxistas sobre os caminhos da cidade. As notas também são boas no quesito velocidade de deslocamento – 80% de "ótimo" e "bom" e mais 15% de avaliação "regular". Esse dado é complementado pelo bom nível de segurança que o passageiro sente ao andar de táxi na cidade, considerado "ótimo" e "bom" por 85,88% dos entrevistados e regular por mais 11,18%.

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A infra-estrutura para o serviço também foi aprovada pelos passageiros. Sete em cada dez entrevistados consideram que os pontos de táxi estão bem localizados e que onúmero de veículos é adequado. A limpeza dos carros é considerada "boa" e "ótima" por 92,94% dos usuários. Esse percentual é de 77,94% no quesito tempo de espera para conseguir um táxi.

Para o gerente do setor de táxi da URBS, José Carlos Pereira, os altos índices de aprovação são resultado da soma da dedicação dos taxistas e da orientação e fiscalização feita pelo poder público. "Contamos com a colaboração dos profissionais taxistas, que estão sempre atentos à conservação dos veículos e fazem questão de prestar um bom serviço", explica o gerente.

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A URBS realiza vistorias semestrais em cada um dos 2.253 veículos da frota da cidade para garantir a segurança no transporte de passageiros. Além do trabalho de acompanhamento de rotina, os veículos também são convocados para vistorias especiais quando é recebida alguma denúncia ou reclamação por parte do usuário, que podem ser feitas pela central telefônica 156.

Números

A cidade tem nove centrais de rádio-táxi que levam carros onde o passageiro estiver. Elas têm, em média, 20 anos de funcionamento e recebem 400 mil chamadas telefônicas por mês. Curitiba também tem 394 pontos fixos de táxi, onde os motoristas esperam pelo embarque. O preço da bandeirada inicial é de R$ 3,40, e o quilômetro rodado custa R$ 1,40 na bandeira 1 e R$ 1,80 na bandeira 2.

O cadastro da URBS tem quase 5 mil motoristas de táxi, entre permissionários (os proprietários do veículo), condutores colaboradores do permissionário e empregados de empresas de táxi. Todos passam por uma intensa preparação. Para ser motorista é preciso ter uma habilitação específica que é o certificado cadastral de condutor. Eles passam por um curso feito pela Senac, em parceria com a Urbs, com duração de 54 horas. Eles são orientados sobre direção defensiva, primeiros socorros, informações turísticas e sobre comunicação e atendimento ao passageiro.