Serviço Civil Voluntário forma primeira turma de jovens

A formatura da primeira turma do Serviço Civil Voluntário após sua reformulação aconteceu na sexta-feira (17), no auditório do CEFET-PR. O Programa leva qualificação, bolsa-auxílio e noções de cidadania para os participantes.

Os alunos, 156 jovens com idade entre 16 e 24 anos, renda familiar de até meio salário mínimo e ensino fundamental incompleto, participaram do curso e cumpriram a carga horária de 600 horas/aula, sendo 200 delas de qualificação e 400 de trabalho comunitário e elevação de escolaridade. Entre os trabalhos desenvolvidos destacam-se a limpeza da comunidade, a assistência em entidades sociais e a organização de atividades beneficentes. Cada aluno recebeu orientações de cidadania, qualificação e uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 150,00.

O programa é desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social em parceria com o CEFET e faz parte do Programa Nacional Primeiro Emprego. "O Serviço Civil Voluntário tem o objetivo de promover a qualificação profissional, a inclusão social e o desenvolvimento na comunidade em que é aplicado" destaca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann.

"O governo investiu R$ 297 mil no Programa em 2004. O custo para capacitar e aumentar o nível de escolaridade de cada jovem é baixo, e isso é um fator importante para o desenvolvimento social" completa Roque Zimmermann.
Após passarem pelo curso, os alunos também são cadastrados no sistema público de empregos e passam a disputar vagas disponíveis para o Primeiro Emprego. Os participantes dessa primeira turma são moradores do bairro de Guarituba, em Piraquara, local em que as atividades foram desenvolvidas. 

Voltar ao topo