Serviço Civil Voluntário amplia idade do público beneficiado

Inicialmente estruturado para atender jovens na faixa etária de 18 anos, o Programa de Serviço Civil Voluntário está atendendo 165 jovens carentes com idade entre 16 e 24 anos, oferecendo noções de cidadania, incentivando a prática do voluntariado e proporcionando educação.

Além das atividades de inclusão social, que possibilitam o desenvolvimento pessoal, o Serviço Civil Voluntário ainda prevê uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150 para cada jovem. O estado do Paraná conta com uma verba de R$ 297 mil para a execução do programa, durante o ano de 2004.

“O Serviço Civil Voluntário dá a esses jovens a oportunidade de educação, ao mesmo tempo em que ensina a importância do voluntariado e da cidadania. E desenvolve o programa na própria comunidade, o que impulsiona o crescimento dela”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann.

Os beneficiários do programa participam das atividades durante seis meses, cumprindo uma carga horária de atividades de 600 horas. Durante esse período eles são acompanhados por uma equipe técnica formada através de parcerias entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP), o CEFET e os municípios envolvidos.
Depois da participação no programa, os jovens são cadastrados no Sistema Público de Empregos e passam a concorrer por vagas no mercado de trabalho. O programa está no âmbito do Programa Primeiro Emprego e recebe recursos federais.

Histórico

Em vigor desde 1999, no ano de 2002 o Programa Serviço Civil Voluntário ganhou mais destaque nas políticas públicas por atender uma parte da população em processo de exclusão social. “É interessante lembrar que essa parcela da população, se ficar desamparada de ações sociais, fica muito suscetível à marginalidade e à violência” destaca o secretário do trabalho, Roque Zimmermann.

Até 2002, a idade dos participantes ficava na faixa etária dos 18 anos, e destinava-se quase que exclusivamente ao sexo masculino. As mudanças no programa garantem que homens e mulheres participem na mesma proporção e que a idade seja mais abrangente.

O programa visa a atender adolescentes com idade entre 16 e 24 anos, escolaridade inferior à ensino fundamental e com renda per capita na família de até meio salário mínimo.

Voltar ao topo