São Paulo (AE) – As vendas relativas ao Dia das Crianças cresceram 8,1% no País este ano, segundo apurou a Serasa, por meio do número de consultas realizadas ao seu banco de dados entre os dias 6 e 12 de outubro. Somente no dia 12 as vendas aumentaram 29,5% em relação ao ano passado. Em São Paulo, as vendas tiveram alta de 7,2% entre os dias 6 e 12 de outubro e no dia 12, de 25,4%. Em nota, a Serasa informou que esta elevação está associada à expansão do acesso ao crédito e da massa salarial e serve como termômetro para as vendas do Natal, considerada a principal data para o comércio.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas relacionadas ao Dia das Crianças nas modalidades a prazo e à vista registraram crescimento de 4,4% e 3,8%, respectivamente, na capital paulista, uma expansão média de 4 1%. Os índices foram obtidos por meio de comparação entre o número de consultas feitas neste ano e em 2004 ao SCPC e UseCheque, sistemas da ACSP. Na avaliação da entidade, o resultado ficou dentro do esperado.

De acordo com a ACSP, os telefones celulares puxaram a alta das vendas a prazo. Os brinquedos e roupas infantis, por sua vez, foram os itens que registraram mais pagamentos à vista.