Senge denuncia GVT por discriminação contra funcionários

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) encaminhou à Delegacia Regional de Trabalho, ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público Estadual uma denúncia contra a GVT (Global Village Telecom), empresa de telecomunicações, alegando que funcionários e candidatos às vagas de emprego sofrem discriminação por terem pesquisadas informações sobre ações trabalhistas, antecedentes criminais e problemas bancários.

Segundo o sindicato, os dados estão sendo determinantes para a contratação ou demissão de funcionários. A GVT, por meio de sua assessoria de imprensa, comunicou que dentro da empresa não ocorre prática discriminatória e que essas informações fazem parte da seleção dos candidatos.

O engenheiro Rasca Rodrigues, diretor-presidente do Senge, diz que a equipe de recursos humanos da GVT contratou a empresa Innvestig para obter informações sobre processos trabalhistas, cheques sem fundo, cadastro no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa e antecedentes criminais.

Segundo as denúncias, estes dados servem como critério para determinar demissões e contratações, inclusive se a experiência profissional for adequada.

Voltar ao topo