Senadores do PT fecham questão sobre reforma da Previdência

O PT deve votar unido pela aprovação da reforma da Previdência e o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) paralela que tramita com as mudanças sugeridas pelos parlamentares à reforma do governo. O líder do partido e relator da reforma no Senado, Tião Viana (AC), explicou que a única indefinição é quanto ao senador Paulo Paim (RS), que aguarda alterações relativas à regra de transição e à paridade entre ativos e inativos para acompanhar o partido nas votações.

A senadora Heloísa Helena (AL) mantém a disposição de votar contra as reformas, o que já era esperado pela liderança do partido no Senado. Além do PT, Viana confirmou que o PL e o PTB também votam pela aprovação e que agora falta apenas a confirmação do PSB para que todos os partido do bloco do governo no Senado votem unidos.

O PMDB integra a base, mas a definição quanto ao apoio à reforma é uma questão de “autonomia partidária”. O líder Viana disse que não vai se intrometer na discussão. O senador calcula que todo o processo da reforma da Previdência, inclusive com a aprovação da PEC paralela, deve estar encerrada até o fim do ano.

Voltar ao topo