O presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, senador Adelmir Santana, entregou, nesta quarta-feira (21), ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Temporária Interna no Senado para realizar estudos visando à regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O documento de iniciativa do senador Adelmir Santana contém assinatura de todos os líderes partidários no Senado.

continua após a publicidade

?É mais um instrumento de acompanhamento de qualquer movimento que venha contrário aos objetivos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e também de qualquer movimento que seja possível fazer objetivando aperfeiçoá-la e colocá-la em funcionamento?, disse o senador. A iniciativa, lembrou, tem o mesmo espírito de uma subcomissão das micro e pequenas empresas que está sendo criada na Câmara dos Deputados.

Na ocasião, o senador Adelmir Santana também entregou ao presidente do Senado uma edição do livro ‘Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas: a história de uma lei que veio para fazer História’, editado pelo Sebrae.

Renan Calheiros ainda recebeu do deputado José Pimentel requerimento encaminhado à Mesa do Congresso com cerca de 260 assinaturas de parlamentares, entre deputados e senadores, para a criação oficial da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional.

continua após a publicidade

Pimentel preside a Frente, lançada dia 14 deste mês para acompanhar a regulamentação e efetivação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Ele anunciou para o dia 28 próximo a primeira reunião de trabalho entre integrantes da Frente e do Comitê Gestor que trata da parte tributária da Lei Geral, capítulo que entrará em vigor no dia 1° de julho.

Integrante da Frente, o senador Adelmir Santana lembrou que a maioria dos dispositivos da Lei Geral requer regulamentação e precisa de acompanhamento dos parlamentares para fazer com que os benefícios garantidos na nova legislação cheguem efetivamente às micro e pequenas empresas. ?A Lei Geral é revolucionária, trata de desburocratização, desoneração e incentivos, mas muitos de seus mecanismos dependem de regulamentação. Estamos atentos ao processo de implantação da Lei?, afirmou.

continua após a publicidade

Também presente à solenidade, o deputado federal Carlos Melles destacou a importância da aprovação e regulamentação da Lei e da necessidade de iniciativas que asseguram a sua efetivação. ?Agora é fazer a lei caminhar?, disse.

?Também sou parte da Frente?, disse o presidente do Senado aos parlamentares presentes, destacando que ele próprio se esforçou para que a Lei fosse aprovada. ?Essa Lei é fundamental, vai contemplar 99% das empresas brasileiras, 60% da nossa mão-de-obra e contribuir, sobretudo, para a formalização e o crescimento da economia?.