Senado envia à Câmara projeto do Dia de Frei Galvão

O Senado encaminhou nesta quarta-feira (11) à Câmara o projeto de lei 55, do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que define o dia 11 de maio de 2007 como o feriado do Dia de Frei Galvão. O projeto foi aprovado em 30 de março na Comissão de Educação do Senado e, como era terminativo, foi remetido diretamente à Câmara sem passar pelo crivo do plenário. Na Câmara, o projeto tramitará em conjunto com uma outra proposta, dos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ) e Hugo Leal (PSC-RJ), que tem o mesmo conteúdo da proposta do senador do PP.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), marcou inicialmente para o dia 18 de abril a votação do projeto. Gastão Vieira já indicou o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) para ser o relator da proposta.

Hoje, duas iniciativas enfraqueceram a discussão sobre o projeto. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e futuro arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, considerou inoportuna a criação de feriado para comemorar a canonização do Frei Galvão. D. Odilo defendeu a idéia de um feriado municipal em Aparecida.

Também contribuiu para esfriar a discussão a emenda apresentada ao projeto pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) que mantém a data em homenagem ao frei, mas sem feriado nem ponto facultativo.

Voltar ao topo