Senado aprova projeto de lei que inentiva pesquisa científica

O Senado aprovou nesta quinta-feira o projeto de lei que concede incentivos à inovação tecnológica e à pesquisa científica. O texto que ainda será promulgado institui mecanismos de articulação entre institutos de ciência e tecnologia e universidades para financiar a produção científica. A lei também estimular parcerias entre empresas, universidades e institutos tecnológicos.

De acordo com a nova lei, a União deverá incentivar as empresas a apoiar e investir em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico através da concessão de recursos financeiros, humanos, materiais e de infra-estrutura.

Para o líder do governo, senador Aloízio Mercadante (PT-SP), o país tem avançado muito na produção científica com a publicação de artigos em revistas internacionais. No entanto, segundo Mercadante, a produção do país “ainda deixa muito a desejar”, sobretudo na pesquisa aplicada e no reconhecimento de patentes.

O senador avalia que a nova lei estimulará a competitividade do setor, além de criar instrumentos para valorização dos cientistas. “Estamos dando um passo importante para alavancar a inovação tecnológica”.

Voltar ao topo