Senado aprova nome do juiz José de Castro Meira para o STJ

O Plenário do Senado aprovou o nome do juiz federal José de Castro Meira para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em vaga decorrente da aposentadoria do ministro Milton Luiz Pereira, ocorrida em dezembro do ano passado. Castro Meira obteve 65 votos favoráveis e cinco contra.

O novo ministro do STJ aguardará a sua nomeação pelo presidente da República. Após ser nomeado, Castro Meira terá um prazo de 30 dias para ser empossado no Superior Tribunal de Justiça.

Proveniente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (sede em Recife/PE), o futuro ministro é natural de Livramento do Brumado (BA), tem 59 anos. Integra a Justiça Federal desde 1976 e é membro do TRF da 5ª Região, desde 1989, chegando à presidência daquela corte em abril de 1993. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, Castro Meira tem mestrado em Direito e pós-graduação em Comércio Exterior.

José de Castro Meira iniciou a carreira no Ministério Público da Bahia, em 1968, de onde saiu em 1974 para a Procuradoria da Fazenda Nacional. Como juiz federal, atuou na Bahia e em Sergipe, até ir para Recife ocupar o cargo no TRF.

Voltar ao topo