Senado aprova a MP do Futebol, que fiscaliza clubes e federações

O Senado aprovou hoje a medida provisória que tenta moralizar o esporte, a chamada MP79. O texto enviado pelo governo, que já havia sido aprovado na Câmara, foi alterado e agora só dependerá de sanção presidencial. O texto da medida define que clubes, confederações da CBF e associações devem divulgar regularmente os balanços financeiros de suas atividades. Em caso de irregularidades, os dirigentes podem ser penalizados criminalmente e terem seus bens executados.

A MP também permite que os clubes de esportes se transformem em empresas e, a partir disso, recebam recursos públicos conforme permite a lei de incentivo à cultura. Entretanto, para receber o dinheiro, os clubes deverão cumprir as exigências de transparência e demonstração financeira. A medida proíbe ainda que esportistas menores de 18 anos saiam do país para treinarem em clubes estrangeiros.

O texto aprovado pelo Senado deixou de fora a regulamentação dos bingos e a fiscalização efetiva das bilheterias em estádios. Na avaliação dos senadores, se esses assuntos fossem incluídos, a aprovação da MP seria ainda mais difícil. Com a aprovação da medida, a pauta do Senado, que estava trancada há uma semana, está novamente destravada.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.