Seminário internacional discute o direito ao uso da água

Comemorado em 22 de março, o Dia Internacional da Água foi instituído pela ONU para estimular as discussões sobre o assunto. Em Curitiba, a Sanepar está organizando o Seminário Internacional ?Direito Humano, Bem Público: a gestão pública da Água?, que será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Água.

O seminário reforça as idéias da Organização das Nações Unidas sobre a Década Internacional ?Água para a Vida? (2005/2015) e acontece ao mesmo tempo em que a capital recebe os dois eventos da entidade: a 3ª Reunião da Conferência das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3) e a 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8).

A exemplo do Seminário Internacional Espírito das Águas, realizado no ano passado, também em Curitiba, o evento deve reunir pesquisadores, professores e estudantes, autoridades nacionais e internacionais. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, a intenção desses seminários é abrir um espaço de debates e evitar a privatização da água.

?A água é um bem público e precisamos trabalhar para que todos tenham direito a ela, com qualidade e segurança. Privatizar a água, é privatizar a vida, é reduzir ou até negar à população mais carente o acesso à água e a todos os benefícios que isso significa, como saúde e desenvolvimento?.

Além do Seminário, estão sendo preparadas várias outras atividades. O Governo do Estado do Paraná, através das secretarias e outros órgãos, já iniciou a mobilização para as comemorações do Dia Internacional da Água, por meio da já tradicional agenda unificada.

Voltar ao topo