Seminário internacional discute o direito ao uso da água

Comemorado em 22 de março, o Dia Internacional da Água foi instituído pela ONU para estimular as discussões sobre o assunto. Em Curitiba, a Sanepar está organizando o Seminário Internacional ?Direito Humano, Bem Público: a gestão pública da Água?, que será realizado em comemoração ao Dia Internacional da Água.

O seminário reforça as idéias da Organização das Nações Unidas sobre a Década Internacional ?Água para a Vida? (2005/2015) e acontece ao mesmo tempo em que a capital recebe os dois eventos da entidade: a 3ª Reunião da Conferência das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3) e a 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 8).

A exemplo do Seminário Internacional Espírito das Águas, realizado no ano passado, também em Curitiba, o evento deve reunir pesquisadores, professores e estudantes, autoridades nacionais e internacionais. Segundo o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, a intenção desses seminários é abrir um espaço de debates e evitar a privatização da água.

?A água é um bem público e precisamos trabalhar para que todos tenham direito a ela, com qualidade e segurança. Privatizar a água, é privatizar a vida, é reduzir ou até negar à população mais carente o acesso à água e a todos os benefícios que isso significa, como saúde e desenvolvimento?.

Além do Seminário, estão sendo preparadas várias outras atividades. O Governo do Estado do Paraná, através das secretarias e outros órgãos, já iniciou a mobilização para as comemorações do Dia Internacional da Água, por meio da já tradicional agenda unificada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.