Seminário em Curitiba vai tratar da avaliação do ensino superior

Governo e comunidade acadêmica reúnem-se nesta semana, em Curitiba, para discutir uma série de temas de interesse comum. O I Seminário Estadual de Avaliação Institucional acontece nesta quarta-feira (05) e quinta-feira (06), no auditório da Emater, em Curitiba. As decisões do encontro serão usadas na construção de um programa de avaliação para as cinco universidades e doze faculdades integrantes do sistema público de ensino superior.

A promoção é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e as Faculdades Estaduais. “Queremos uma universidade ainda melhor, sob todos os aspectos. Por isto, vamos, democraticamente, conhecer propostas e experiências na área e buscar soluções para que o ensino, a pesquisa e a extensão tenham, cada vez mais, qualidade e compromisso social”, destaca o secretário Aldair Rizzi, que abrirá o evento.

Além de representações associativas e sindicais, participarão do evento estudantes, professores e técnicos administrativos. A proposta de avaliação apresentada pelo MEC e as experiências de avaliação adotadas pelos sistemas paulista e paranaense são alguns dos temas do evento. A conferência “Por que e como avaliar?”, a ser proferida por um dos mais respeitados especialistas no assunto, o professor José Dias Sobrinho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dará início aos trabalhos do evento.

Para falar sobre a proposta nacional, foi convidado o diretor de supervisão do ensino superior do MEC, professor Mário Pederneiras. Experiências de avaliação institucional serão relatadas por representantes da UEL, UEM, UEPG, Unicentro e Unioeste, Andifes, Andes, Fasubra, Apiesp, UNE e UPE também apresentarão seus pontos de vista sobre o assunto. Formas de acesso, expansão, evasão e inclusão social no ensino superior são outros temas que compõem ainda a extensa agenda do seminário.

Maiores informações sobre o seminário podem ser obtidas no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior www.seti.gov.br, onde também foram disponibilizados, além do programa completo do seminário, vários textos sobre avaliação institucional, reforma universitária, a universidade do século XXI, entre outros, de interesse da comunidade acadêmica. Inscrições também podem ser feitas no mesmo endereço eletrônico.

Voltar ao topo