Seminário discute qualidade do leite produzido no Paraná

A fiscalização dos produtos alimentícios, direitos dos consumidores, responsabilidade das indústrias, situação e perspectivas da produção e o agronegócio leiteiro no Paraná são alguns dos assuntos que vão estar em discussão no 3º Seminário Estadual sobre Qualidade do Leite, promovido pela Secretaria das Agricultura.

O evento, em parceria com as Secretarias da Saúde, do Trabalho e da Educação, será realizado nesta segunda e terça-feira, no Cietep. Um dos objetivos é fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas do leite. O encontro pretende ainda avaliar se as exigências de qualidade do produto distribuído no programa Leite das Crianças estão sendo cumpridas.

De acordo com o diretor geral da SEAB, Newton Pohl Ribas, a idéia é proporcionar uma reciclagem no sistema de qualidade do leite e mostrar aos produtores como produzir em quantidade, mas sem deixar a qualidade de lado.

"Esta também é uma forma de apoiar os produtores para que melhorem a qualidade do leite do seu rebanho", explicou. Ele acredita que, monitorando todo o mês, é possível identificar criadores que trabalham fora dos padrões exigidos pelo serviço de inspeção estadual", explicou Newton Ribas.

Hoje, o leite distribuído às crianças passa por análise mensal de qualidade, quando são conferidos teor de gordura, de proteína, lactose, contagem de bactérias e de células somáticas – para detectar mastites nos rebanhos. O controle de outras infecções de glândulas mamárias e o uso indiscriminado de antibiótico também são acompanhados pelos técnicos da Divisão de Sanidade Animal da Secretaria da Agricultura. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.