Seminário discute o olhar da mídia sobre as drogas

Cerca de 100 de jornalistas e especialistas de todo o país estão reunidos em Brasília até amanhã, para discutir o olhar da mídia sobre as drogas e os usuários. O Seminário Mídia e Drogas, realizado pela Agência de Noticias do Direitos da Infância (ANDI) em parceria com o Ministério da Saúde, tem a intenção de promover a auto-reflexão dos profissionais de imprensa sobre o tema drogas.

Recentemente, um estudo inédito da ANDI analisou matérias de 49 jornais brasileiros sobre o assunto drogas. Uma das conclusões é que o usuário é estigmatizado pela mídia e a droga está sempre associada ao aumento da violência.

Para a antropóloga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alba Daluar, a associação entre drogas e violência nem sempre é correta. Segundo ela, a violência é um problema sistêmico que envolve diversos outras questões e nem usuários nem drogas podem ser focados da mesma maneira.

O senador Jefferson Peres (PDT/AM), favorável à legalização das drogas, questionou a falta de debates sobre o assunto na mídia. Ele argumenta que a legalização do uso de drogas traria mais benefícios que a sua proibição. ?Eu sou a favor da legalização, acho que os benefícios sociais seriam muito grandes, seria a única maneira de eliminar o narcotráfico?, defende.

O senador disse que só apresentará um projeto para legalização das drogas quando for feito uma convenção internacional sobre o tema, sob pena de o Brasil legalizar as drogas sozinho e se tornar um produtor para o narcotráfico internacional.

Ao final do encontro será elaborado um documento apontando equívocos e acertos na produção jornalística, além de recomendações para o aprimoramento da cobertura nacional sobre o tema.

Voltar ao topo