O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, vai participar da abertura do Seminário Interregional de Formação de Base, que tem como objetivo discutir a organização dos agricultores familiares para promover a ampliação da inclusão social no campo. O evento, que acontece neste sábado (24), em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, está sendo promovido por organizações não governamentais que atuam no Paraná na área de inclusão social.

continua após a publicidade

Estão sendo esperadas cerca de 300 pessoas entre coordenadores de Ongs, lideranças de entidades de agricultores e técnicos. Entre as entidades promotoras estão a Fundação para o Desenvolvimento Econômico Rural da região Centro-Oeste do Paraná (Rureco), o Fórum Oeste de Entidades para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar, a Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), a Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia, o Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais e Cooperativa Iguaçu de Prestação de Serviços Ltda.

O Programa de Inclusão Social (Piso) está sendo executado pelas ONGs desde abril de 2003 e recebe o apoio da Agência de Cooperação da Bélgica e do governo daquele país. Seu objetivo é integrar 1,8 mil famílias de agricultores familiares mais empobrecidas. E, para atingir esse objetivo, o programa trabalha em seis eixos: reconversão do sistema de produção para agroecologia, comercialização, formação e capacitação, organização política e pública, e crédito.

No seminário, será discutida a organização dos agricultores familiares e a continuidade das ações mesmo após o término do programa. O encontro também visa ainda encontrar estratégias para facilitar o aprendizado tendo como referência as experiências de cada grupo ou comunidade.

?É no ato de ensinar e aprender que se constitui uma ação transformadora e um processo educativo para que os envolvidos sejam mais críticos em contraposição à dominação e aos processos de alienação apresentados pelos vários meios e ambientes formativos?, justificou Jorge Augusto Schanuel, coordenador do Piso.

continua após a publicidade