Seminário discute a inclusão social de 1,8 mil famílias de agricultores

O Programa de Inclusão Social (Piso) está sendo executado pelas ONGs desde abril de 2003 e recebe o apoio da Agência de Cooperação da Bélgica e do governo daquele país. Seu objetivo é integrar 1,8 mil famílias de agricultores familiares mais empobrecidas. E, para atingir esse objetivo, o programa trabalha em seis eixos: reconversão do sistema de produção para agroecologia, comercialização, formação e capacitação, organização política e pública, e crédito.

No seminário, será discutida a organização dos agricultores familiares e a continuidade das ações mesmo após o término do programa. O encontro também visa ainda encontrar estratégias para facilitar o aprendizado tendo como referência as experiências de cada grupo ou comunidade.

?É no ato de ensinar e aprender que se constitui uma ação transformadora e um processo educativo para que os envolvidos sejam mais críticos em contraposição à dominação e aos processos de alienação apresentados pelos vários meios e ambientes formativos?, justificou Jorge Augusto Schanuel, coordenador do Piso.

Voltar ao topo