Uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, entre outras entidades, pretende incentivar o consumo de produtos orgânicos. Para tanto, o governo federal promove a II Semana dos Alimentos Orgânicos, que acontece de 23 a 30 de junho. Até agora, treze estados e o Distrito Federal já confirmaram uma programação especial para o evento.
Segundo o coordenador geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, o objetivo da campanha é estimular o consumo responsável de alimentos. ?A semana dos Alimentos Orgânicos tem como proposta ser um marco dentro de uma campanha ininterrupta voltada ao esclarecimento da sociedade, mais especificamente o consumidor urbano, sobre o que é de fato um alimento orgânico, seus benefícios e vantagens?.
Dezenas de seminários, feiras, palestras, degustações, circuitos gastronômicos, visitas a fazendas orgânicas, entre outras iniciativas serão realizadas no Acre, Alagoas, Bahia, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Para Rogério Dias, promover o produto orgânico é uma maneira de incentivar também boas práticas no campo. ?Esta campanha procura clarear algumas dúvidas que a população possa ter sobre os orgânicos e transformar o consumidor urbano num aliado dos produtores?. Durante a II Semana dos Alimentos Orgânicos, serão distribuídos folders, adesivos e materiais publicitários com o objetivo de aproximar o consumidor do produto orgânico.
Atualmente, a produção orgânica brasileira ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares e envolve aproximadamente 20 mil produtores, dos quais 80% são pequenos. Entre os parceiros da iniciativa estão também a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrg-UF), Banco do Brasil, Sebrae, WWF, Planeta Orgânico e Sindiorgânicos.
A Primeira Semana de Alimentos Orgânicos aconteceu entre 10 e 16 de setembro do ano passado.