Semana da Árvore será comemorada com plantio de 5 milhões de mudas

O governador Roberto Requião, o vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, abrem na próxima segunda-feira (19) as comemorações da Semana da Árvore quando serão plantadas cinco milhões de mudas para recomposição da mata ciliar, entre os dias 19 a 25 de setembro.

A abertura oficial será realizada no Parque das Nascentes ? Barragem do Iraí, em Pinhais ? quando serão plantadas duas mil mudas, com a participação de 600 voluntários. O plantio faz parte do programa ?Mata Ciliar? e será realizado simultaneamente nos 399 municípios do Paraná. Cada município será responsável pelo plantio de 10 mil mudas em propriedades localizadas às margens dos rios. Cerca de 35 mil propriedades foram selecionadas pelos técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Emater de acordo com o nível de degradação.

As mudas que serão plantadas foram produzidas pelos próprios municípios que receberam viveiros do Governo do Estado com capacidade de produção de 100 mil mudas por ano. Foram investidos R$ 15 milhões na compra dos quase 300 viveiros, que têm a sua produção fortalecidas por outros 22 viveiros do IAP no Estado.

O plantio está sendo coordenado pelos escritórios regionais do IAP e Emater e também contará com o apoio de Escolas Públicas Estaduais, Apaes, Comunidades Indígenas, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Cooperativas Agrícolas como a Cocamar, Cooperativa Integrada e Cooperativa Agrária Mista Entre Rios.

Cheida anunciou ainda que um plantio simbólico será realizado em Santo Antônio da Platina para dar inicio ao projeto de recomposição de mata ciliar em pontos de recarga do Aqüífero Guarani. ?A proteção dos pontos de recarga do Aqüífero, através do reflorestamento é essencial para garantir a qualidade da água e, dentro desta perspectiva, estaremos iniciando um projeto de plantio de mata ciliar nestes locais?, afirmou o secretário.

Voltar ao topo