Semana Acadêmica de Medicina discute violência e seus traumas

Na Semana Acadêmica de Medicina da Unicenp, cerca de 200 estudantes discutiram o tema ?Violência e Trauma: Uma Abordagem Sócio-Epidemológica?, durante palestra proferida nesta quinta-feira (24) pelo secretário de Assuntos Estratégicos do Paraná, Nizan Pereira. Baseando-se em dados do Ministério da Saúde, Nizan afirmou que a diminuição da violência e seus traumas apenas se dá quando as desigualdades sociais, econômicas, de gênero e de raça também são reduzidas.

De acordo com o secretário, a maioria das mortes de jovens entre 15 e 29 anos tem causa externa. Morrem mais homens que mulheres e na classe média os acidentes de trânsito são os maiores causadores das mortes; e, nas periferias, esses jovens são alvo de assassinatos.

Nizan afirmou que a violência está intimamente ligada ao consumo de álcool, e, nesse sentido, o governo federal, em parceria com o Ministério da Saúde, deu um grande passo: o decreto de prevenção ao consumo de álcool, que traz, entre suas determinações, a restrição à propaganda de bebidas liberadas, como a cerveja.

Para o secretário, a divulgação do álcool induz o jovem ao hábito de consumo. Considerando-se outro dado do Ministério da Saúde, que mostra que 65% dos acidentes de trânsito fatais são relacionados ao consumo de álcool, forma-se um quadro da violência do século XXI.

Durante a Semana Acadêmica, os estudantes discutiram sobre internato, exame de ordem, residência médica e participaram de oficinas teórico-práticas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.