Sema vai capacitar 654 agentes para implantação da coleta seletiva

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida assinou, nesta segunda-feira, termo de parceria com o Sebrae-PR para capacitação de 654 agentes municipais e realização de seminários sobre implantação da coleta seletiva em 218 cidades paranaenses, que já possuem aterros sanitários. “As parcerias impulsionam a concepção e produção de determinadas políticas de impacto e conteúdo social, como é a questão do lixo”, disse o secretário Cheida.

As capacitações e seminários começam na quinta-feira e prosseguem até o dia 26 de agosto. Serão treinados, no mínimo, três agentes por município, sendo uma pessoa ligada a área ambiental e coleta seletiva, outra responsável pelo setor de educação ambiental do município e uma terceira que integre agências ou fóruns de desenvolvimento e associação comercial.

A implantação da coleta seletiva deverá reduzir em 30% o volume de lixo reciclável enviado aos aterros aumentando sua vida útil. A ação faz parte do Programa Desperdício Zero, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, que tem como meta o fim dos lixões no Estado e a redução em 30% do volume de lixo produzido, atualmente de 20 mil toneladas por dia. Segundo Cheida, o sucesso do programa, que possui metas pioneiras no país, só está sendo alcançado com apoio de entidades como o Sebrae.

Além da redução no volume de lixo, a parceria prevê a organização dos catadores através do envolvimento da comunidade e a geração de novos negócios e empregos com a coleta. Os resíduos podem ser transformados e industrializados a partir da implantação de uma central de triagem no município. Programas de coleta seletiva já implantados deverão ser fortalecidos pelo governo do Estado.

Voltar ao topo