Sema estuda criação de museu de geologia em Vila Velha

O secretário do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida visitou em Guarapuava o Museu de Geologia e paleontologia localizado dentro do Parque das Araucárias na quinta-feira. O museu possui um acervo com mais de 4.500 amostras de rochas, minerais, fósseis e animais marinhos. A coleção pertence ao professor João José Bigarella, que coletou as amostras em diversos locais do país e do mundo como África, Polinésia, Austrália entre outros.

A idéia é criar um museu semelhante no Parque Estadual de Vila Velha com amostras de segmentos do Paraná. O acervo deverá ser montado pela Mineropar. “Já é uma idéia devidamente aprovada pelo governador Roberto Requião, que está sendo planejada neste ano de 2004 para ser executada no próximo ano”, disse Cheida.

Desde que foi trazido para Guarapuava, em 1997, o acervo já foi visto por 250 mil visitantes. “Pretendemos montar um diorama dos Campos Gerais, mostrando sua fauna, flora e a geologia e recursos naturais que formam o Paraná”, afirmou Bigarella.

O professor ainda disse que a proposta para Vila Velha é inovadora pois deverá mostrar a evolução geológica da terra até a formação das geleiras que originaram as formações rochosas que compõem o Parque de Vila Velha.

Voltar ao topo