Sem-terra invadem Incra e bloqueiam estrada no MS

Mais de 800 pessoas – homens, mulheres e crianças – ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram hoje, às 6h, o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Campo Grande. Gritando ?Mataram o Che Guevara, mas ficou o fruto. O MST cresce a cada minuto?, os manifestantes expulsaram duas guarnições da Polícia Militar que montava guarda na porta do prédio desde ontem (22), quando os sem-terra tentaram invadir o local, mas desistiram por causa da chuva. 

Os invasores deixaram o prédio do Incra depois de 14h, quando iniciaram as negociações entre o MST, Incra e Ouvidoria Agrária do Estado. Um dos policiais tentou reagir na chegada dos manifestantes, sacou a arma. Em resposta dezenas de sem-terra abriram os braços, gritando frases como: ?Na terra onde o boi berra, o povo quer terra. Na terra onde boi come os sem-terra morrem de fome?.

O secretário estadual de Segurança Pública, Almir Paixão  determinou que os policiais saíssem do local. De acordo com lideranças dos sem-terra, são famílias procedentes de onze acampamentos das regiões sul e leste de Mato Grosso do Sul, que esperam assentamentos há pelo menos cinco anos. Eles querem aumento no crédito para os assentados de R$ 13 mil para R$ 20 mil, abertura de novas estradas dentro dos assentamentos e vistorias em 41 fazendas apontadas pelo MST como improdutivas.

Voltar ao topo