Selo social para produtores de biodiesel entra em vigor

O Ministério do Desenvolvimento Agrário regulamentou o Selo Combustível Social do biodiesel que estabelece alíquotas diferenciadas para impostos, como o PIS e a Cofins, aos fabricantes de biodiesel que comprarem a matéria-prima de produtores familiares. A instrução normativa está publicada no Diário Oficial da União.

O biodiesel produzido a partir de oleaginosas fornecidas por agricultores familiares das regiões Norte, Nordeste e do semi-árido terá desconto de 100% na cobrança do PIS e Cofins. Para os demais agricultores familiares do país, a redução será de 89,6%. O selo identificará produtores de biodiesel que promovam a inclusão social com geração de emprego e de renda para os agricultores enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Entre as definições previstas estão os critérios de enquadramento social dos projetos de biodiesel, que estabelecem percentuais mínimos de aquisição em 50% para a região Nordeste e semi-árido, 30% para as regiões Sudeste e Sul e 10% para as regiões Norte e Centro-Oeste.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.