Seleção sub-17 vence Colômbia e decide Mundial

TAMPERE, FINLÂNDIA – A seleção brasileira sub-17 vai decidir o Mundial da categoria no próximo sábado. Nesta quarta-feira, a equipe derrotou a Colômbia por 2 a 0, gols do corintiano Abuda, e espera apenas pela outra semifinal para conhecer o seu adversário. A Argentina enfrenta a Espanha, às 14h, em Helsinki. A seleção campeã sul-americana é a única até agora com 100% de aproveitamento e ainda não sofreu gols,em busca do título inédito. Suas melhores participações no Mundial foram as terceiras colocações de 1991 e 95. Enquanto isso, os vice-campeões europeus querem ter a oportunidade de conquistar o torneio depois de perderem a final de 91 para Gana e ganharem o bronze em 97.

Abuda é o artilheiro do Brasil, ao lado de Evandro, ambos com quatro gols. Manuel Curto, de Portugal, lidera a tabela, com cinco.

Os brasileiros vão tentar o terceiro título, já que foram campeões em 1997 e 99. O país é o recordista de conquistas, ao lado de Gana, vencedora em 1991 e 95, e Nigéria, a melhor em 1985 e 93. A França, campeã em 2001, não conseguiu vaga para a competição na qualificação européia. Em 1997, a seleção era comandada pelo talento de Ronaldinho Gaúcho e em 99, por Léo Lima, ex-Vasco.

O Brasil segue invicto no torneio: venceu quatro e empatou um jogo. Ficou no 1 a 1 com Camarões na estréia, goleou Portugal por 5 a 0 e derrotou Iêmen e Estados Unidos por 3 a 0 – os americanos foram adversários nas quartas-de-final.

Voltar ao topo