O Brasil começa 2003 na liderança do ranking da Fifa. Hoje, a entidade máxima do futebol divulgou sua primeira classificação do ano, na qual o País aparece com 856 pontos, 69 a mais que a França, na segunda colocação.

A terceira colocação está ocupada pela Espanha, seguida pela Alemanha e pela Argentina.

A classificação de janeiro, porém, traz poucas novidades em relação ao último ranking, já que, neste ano, apenas 59 partidas foram disputadas entre seleções. Em 2002, ocorreram 707 jogos internacionais.

Afeganistão

Mas se a liderança do ranking da Fifa permanece inalterada, na outra ponta a Fifa traz uma novidade: a inclusão pela primeira vez do Afeganistão na classificação. Apesar do país aparecer como o 204.º e último na lista, a Fifa destaca que o país retomou seus jogos internacionais, depois de 20 anos fora das competições.

Feminino

A Fifa ainda anunciou que, a partir de maio, irá divulgar o ranking das seleções femininas de futebol. Os Estados Unidos, como campeões do mundo, devem aparecer como líderes. A Noruega, a campeã olímpica, e a Alemanha, campeã européia, também devem ter destaque.

Outros países, como o Brasil, China e Suécia, devem aparecer nas primeiras posições.

O ranking está sendo criado dez anos depois que a classificação masculina foi estabelecida. Hoje, 22 milhões de mulheres jogam futebol regularmente em 130 países. Para disputar a quarta Copa do Mundo de Futebol Feminino, que ocorre em setembro na China, mais de cem países estão disputando as poucas vagas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade