No exército!

Sobrevivendo em conflitos! Terceiro dia teve treinamento intenso! Assista!

O terceiro dia de treinamento, no Rio de Janeiro, para jornalistas em áreas de conflito, nesta quarta-feira (21), se mostrou um pouco mais intenso. Intercalando com aulas e palestras em sala, participamos de atividades totalmente práticas. O tempo foi curto até mesmo para o almoço.

Na parte da tarde, dentro de um Quartel do Corpo de Bombeiros, a missão foi aprender primeiros socorros e atendimentos importantes para salvarmos vidas. Em dois momentos, foram passadas dicas básicas, mas importantes, de como saber lidar com uma pessoa ferida.

Aprendemos sobre como agir num momento complicado (como ao nos depararmos com um acidente de trânsito, por exemplo), a fim de evitarmos que a situação da vítima piorasse. As dicas também serviram para sabermos as manobras corretas de massagem cardíaca.

No fogo

Depois do treinamento de primeiros socorros, recebemos orientações expressas para algo que não imaginamos usar no dia-a-dia: mangueira para controle de incêndio. Também foram passadas dicas sobre como usar um extintor da forma correta o que, mais usualmente, podemos precisar.

Mesmo usando uma mangueira de incêndio em situações muito extremas, em que o jornalista tenha que deixar de fazer seu papel e passe a ajudar, aprendemos a maneira correta de manusear o equipamento. Todos tiveram a chance de controlar as chamas.

Escapando junto

Em grupos de quatro jornalistas, fomos levados a um espaço totalmente escuro que simulava um prédio desabando. A ideia era fazer com que conseguíssemos escapar do local seguindo todos os ensinamentos passados, mas também nossos instintos. Essa parte, que não teve como ser filmada, fez com que trabalhássemos totalmente em equipe.

Reta final

A quinta-feira (22), penúltimo dia do treinamento no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), do Exército Brasileiro, promete ser ainda mais intensa. Além de todas as atividades diárias, também vamos desenvolver ações noturnas de sobrevivência em uma área de conflito. Continue acompanhando o que vem pela frente!

Foto: Lucas Sarzi.
Foto: Lucas Sarzi.