Investigações

Suspeito de fazer apologia ao nazismo é preso com porrete e arma de fogo

Suspeito tinha vários objetos que remetem à ideologia neonazista. Foto: Divulgação/Polícia Civil

“Judeus, gays, punks, pretos e filiados…”, isso é o que estava escrito num porrete que foi encontrado com um rapaz de 23 anos, preso suspeita de fazer apologia ao nazismo em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O rapaz foi detido na manhã desta sexta-feira (15), durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa dele, no bairro Palmeirinha. Para a polícia, ficou claro que ele fazia parte de algum grupo neonazista.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Alguns dos objetos apreendidos contêm fotos de Adolf Hitler. Foto: Divulgação/Polícia Civil
Alguns dos objetos apreendidos contêm fotos de Adolf Hitler. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Conforme o delegado Nagib Nassif Palma, as investigações começaram depois que o rapaz foi identificado como suspeito de participar de grupos que defendiam o nazismo. “Através das redes sociais, esse jovem divulgava questões do nazismo e defendia. Ele mostrava também objetos que seriam pertinentes a ideologia e ao pensamento”, detalhou.

Com as investigações, os policiais conseguiram um mandado de busca para verificar o que o jovem mantinha em casa. “Na residência, encontramos instrumentos e objetos que solidificam a suspeita de que ele participava de um grupo neonazista. Tinha porretes, a cruz suástica, fotos de Adolf Hitler, adesivos, soco inglês e até uma arma de fogo”.

+Leia também: Após massacre em SP, Governo do PR antecipa início de projeto de segurança nas escolas

Entre os objetos apreendidos estava uma arma e um porrete. Foto: Divulgação/Polícia Civil
Entre os objetos apreendidos estava uma arma e um porrete. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Para o delegado, ficou claro que o jovem estava de fato participando de algum grupo de apoio ao nazismo. “E estava bem íntimo dessas questões”, completou Nagib, destacando que, à polícia, o rapaz não negou que já participou de um grupo. “Mas em São Paulo e disse que já havia saído há alguns anos. Ele veio recentemente para Ponta Grossa”.

Preso, o rapaz foi encaminhado e deve ser enquadrado na lei 7.716/89, a qual possui um parágrafo em que considera crime o ato de divulgação do nazismo. A pena é de um a três anos, além de multa. Como ele estava com um revolver calibre 38, caso a arma não seja registrada, deve responder por porte ilegal também.

De acordo com a Polícia Civil, essa ação foi possível devido a um trabalho intensivo dos investigadores no combate a crimes de discriminação racial. A população também ajudou e pode continuar contribuindo com informações diretamente nas delegacias ou através do disque-denúncia 181.

Vizinhos ligaram 8 vezes pra PM pra impedir morte, mas viatura só chegou depois do crime