Cibercrimes

Saiba quais são os dez jogos de celular mais visados pelos hackers

Os jogos preferidos pelas crianças e adolescentes são extremamente visados por hackers. Os cibercriminosos enxergam nos games a chance de aplicar golpes que se propagam muito rápido e de forma automática, por meio de aplicativos que fingem ser os apps originais ou versões gratuitas de jogos pagos, falsas recompensas para pontos, vidas e prêmios.

Os ataques são, na maioria das vezes, focados em acessar informações bancárias e pessoais, para usá-las em outros momentos, gerando prejuízo financeiro aos usuários. Para evitar esse tipo de problema, a empresa PSafe, empresa de segurança especializada em celulares, realizou levantamento que mostra os dez games que lideram a lista de downloads e de malwares bloqueados pelo “app PSafe Total” no último mês.

1 – Champions

game marvel

O jogo de ação Marvel Champions foi o campeão na preferência por hackers. O game sofreu mais de 218 mil tentativas de infecção. A maioria das ameaças bloqueadas pela PSafe funcionariam como um “rapto” de dados do usuário e bloqueio do celular da vítima. A liberação do aparelho só acontece mediante depósito bancário para o cibercriminoso.

2 – Minecraft

game minecraft

O famoso Minecraft também está na lista dos mais visados por hackers. Por ser um pago, disponível nas lojas oficiais como Google Play, por exemplo, muitos usuários acabam buscando alternativas gratuitas para download do game. Percebendo esse movimento, hackers mal-intencionados têm desenvolvido apps, sem custo, que imitam a versão oficial para confundir os usuários e ter acesso aos seus dados. As ameaças são voltadas para o roubo de informações bancárias, que podem ser utilizadas para saques, compras ou transferências indevidas.

3 – Asphalt 7

game asphalt

O Asphalt 7, game que permite com que o jogador pilote carros de luxo nas cidades mais badaladas do mundo, foi alvo de mais de 144 mil tentativas de ataque. A maioria dos vírus induzem o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS. Geralmente é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp.

4 – Need for Speed: Shift

game need for speed

O game Need for Speed, que permite ao usuário dirigir os carros mais rápidos do mundo, foi alvo de mais de 99 mil tentativas de infecção. As ameaças, em sua maioria, induzem o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS. Geralmente é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp.

5 – Plants Vs Zombies

game plants

O jogo Plants Vs Zombies, que faz com que ao usuário defenda o seu jardim de sedentos zombies, foi alvo de mais de 82 mil tentativas de infecção. A maioria dos vírus induzem o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS. Geralmente é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp.

6 – Tetris

game tetris

O jogo mais popular de puzzle de todos os tempos, Tetris, também foi alvo de harckers, com mais 78 mil tentativas de infecção. Os cibercriminosos aproveitam sua popularidade entre os usuários para espalhar malwares que induzem o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS. Geralmente é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp.

7 – Pokemon Go Guide

game pokemon 00005

O app Pokemon Go Guide é um guia completo que ensina o usuário a melhorar sua performance no jogo Pokémon GO, game mais popular entre os usuários nos últimos tempos. O app sofreu mais de 62 mil tentativas de infecção, que visavam permitir ao hacker o comando remoto do celular. Com isso, ele poderia realizar transações bancárias, acessar sites entre outros riscos.

8 – My Talking Tom

game talking tom

O game que pede que os jogadores criem o gatinho Tom, dando-lhe todo o carinho que um gato tão simpático como ele necessita também sofreu tentativas de infecção. Ao todo foram mais de 64 mil vírus bloqueados, que induziriam o usuário a se inscrever em programas pagos de SMS. Geralmente é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp.

9 – My Talking Angela

game talking angela

A versão feminina do My Talking Tom também não escapou da mira dos cibercriminosos. Foram mais de 59 mil tentativas de infectar o usuário. Se efetivas, as ameaças o induziriam a se inscrever em programas pagos de SMS. Geralmente é disseminado via links enviados por amigos no Whatsapp.

10 – Head Soccer

game head soccer

No jogo de futebol Head Soccer, foram bloqueadas mais de 56 mil tentativas de infecções por de vírus. Se efetivas, as ameaças fazem com que diversos anúncios indevidos apareçam na tela do celular.

 

Algumas precauções para jogar sem medo de ser infectado

• Verifique a reputação do app

Ler os comentários, a reputação, os artigos e as avaliações sobre o aplicativo antes de baixar é fundamental para conhecer a marca e a procedência do programa.

• Baixe apps de fontes confiáveis

Fontes confiáveis e lojas de fabricantes são sempre a melhor opção, pois os apps são verificados antes de serem disponibilizados para download.

• Leia as permissões

Todos os aplicativos possuem permissões, mas observe se um aplicativo simples precisa ter acesso aos seus contatos, por exemplo.

• Não modifique o sistema operacional

Ao realizar root (estratégia que possibilita acesso a recursos do Android que por padrão são bloqueados), o sistema fica mais vulnerável e, se algum malware infectar o dispositivo, ele terá mais controle sobre o celular como um todo. Além disso, ao realizar o procedimento em dispositivos, o aparelho perde automaticamente a garantia do fabricante.

• Instale um antivírus

O Android é um dos sistemas mais visados por hackers e, por isso, mais suscetível a vírus. Pensando nisso, empresas de segurança oferecem soluções gratuitas de antivírus mobile, como, por exemplo, O PSafe TOTAL.

• Bluetooth off

Manter o bluetooth desligado enquanto não utiliza, evita que ele seja utilizado para transferência de vírus. Além disso, nunca aceite arquivos enviados de smartphones desconhecidos. Altere a identificação e senha padrão, que vem configurado no aparelho.

• Tenha cautela

Além de seguir as dicas básicas de segurança, é importante monitorar o uso do celular enquanto a criança utiliza o aparelho. Nos primeiros contatos com o meio virtual, conversas e orientações são muito mais eficientes que proibições.