Quadrilha

Quinteto assalta ônibus que iam ao Paraguai, mas é pego em Curitiba

Cinco pessoas foram presas na manhã do último domingo (29), no Km 148, da BR-116, em Mandirituba na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), após assaltarem dois ônibus que seguiam para o Paraguai. A quadrilha foi abordada durante um trabalho conjunto entre policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

De acordo com o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown, os cinco suspeitos pararam o primeiro ônibus em Rio Azul e o outro em Mallet, ambos na região Centro-Sul do estado, na noite do sexta-feira (27). “Assim que os motoristas paravam, eles entravam, roubavam todo o dinheiro dos passageiros e trancavam as vítimas no porta-malas dos ônibus. Empreenderam fuga ao terminar o assalto do segundo ônibus, porém acabaram cruzando com a Polícia Militar, onde trocaram tiros. Nesta fuga, abandonaram dois carros (um Astra e um Fluence) e acabaram se escondendo na mata. No dia seguinte seguiram viagem, onde foram presos”.

Ainda segundo a polícia, assim que os policiais receberam as informações que um veículo Corsa preto usado para fuga estava na região de Curitiba, as equipes saíram em diligência. Durante a abordagem policial, os suspeitos desceram do veículo.

Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

Foram presos um homem, de 27 anos, que conduzia o veículo e portava uma pistola Ruger 9mm; um rapaz, de 31 anos, portava uma pistola Glock cal.45. A polícia também localizou, jovem, de 25 anos, e dois homens, 34 e 35 anos, que estavam com um Fuzil AK-47 cal. 7.62.

Além disso, o carro foi vistoriado e foram encontrados cinco pares de placas balísticas, quatro balaclavas, três pares de luvas, dois canivetes e cerca de R$ 15 mil. De acordo com as investigações, três homens detidos já foram presos por assalto a ônibus. Um deles ainda tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais.

Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

“Esta quadrilha é suspeita de cometer pelo menos dez assaltos a ônibus de turismo no Paraná. Desarticular este grupo criminoso foi uma ação importante. A investigações seguem agora”, explicou Adriano Furtado, superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado.

Os homens foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa. O delegado Rodrigo Brown ainda ressaltou que desde sexta-feira (27) entrou em vigor a alteração da lei que considera o porte armas de calibre restrito, crime hediondo. Ou seja, não é permitido, por exemplo, o pagamento de fiança para a libertação do suspeito.