Polícia na caçada!

Quadrilha fingia ser banco para aplicar golpe de R$ 30 milhões em idosos no Paraná

Imagem ilustrativa. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Um grupo suspeito de desviar cerca de R$ 30 milhões de idosos é alvo da Polícia Civil do Paraná na manhã desta quinta-feira (15). Policiais estão nas ruas para cumprir 105 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresas que atuam no ramo de seguros.

De acordo com as investigações, são 29 pessoas relacionadas às empresas que estão sendo investigadas. Os integrantes da quadrilha ligavam para as vítimas, em sua maioria idosos aposentados, e se identificavam como representantes de bancos e também da Paraná Previdência. Com isso, eles conseguiam dados dos idosos alegando a necessidade de uma atualização cadastral.

Depois, com os dados em mãos, os suspeitos iam até as residências dos idosos e os induziam a assinar diversos documentos, grande parte deles em branco, sob o pretexto de dar efetividade a atualização cadastral.

Passados alguns meses, as vítimas se davam conta que estavam sendo descontados automaticamente valores indevidos de suas aposentadorias. Só assim percebiam que haviam sido vítimas de um golpe.

Mega Operação

São cerca de 150 policiais civis fazendo buscas nos bairros Boa Vista, Barreirinha, São Loureço, Bairro Alto, Bacacheri, Juvevê, Pilarzinho, Centro, Centro Cívico, São Francisco, Rebouças, Bigorrilho, Santa Felicidade, Água Verde, Portão, Boqueirão, Xaxim, Fanny, Vila Guaíra, Guaíra, Cidade Industrial de Curitiba e Campina do Siqueira. Na RMC, os policiais civis cumprem os mandados nos municípios de São José dos Pinhais, Pinhais, Bocaiuva do Sul, Itaperuçu, Araucária e Fazenda Rio Grande.

De acordo com as investigações, que já acontecem há aproximadamente um ano, a organização criminosa pode ter feito vítimas em diversas regiões do Brasil. Com a deflagração da operação, a PCPR acredita que centenas de vítimas devem comparecer até unidades policiais registrar Boletim de Ocorrência.

 

Tradicional lanchonete de Curitiba celebra sanduíche milionário