Trio em cana

Presos suspeitos de roubo a agência do Banco do Brasil e assalto a carro-forte

Foto: Atila Alberti

Três suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos a bancos e carro-forte foram presos nas últimas semanas na região de Curitiba. O trio é suspeito de participação ao roubo à agência do Banco do Brasil ocorrido no último dia 12 de janeiro e ao roubo a um carro-forte no bairro Pinheirinho no dia 18 de janeiro,. Eles foram apresentados pelo delegado Rodrigo Brown, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), na tarde desta terça-feira (6).

De acordo com a Polícia Civil, todos os presos eram foragidos da Justiça e possuíam mandados de prisão abertos contra si. O trio encontra-se preso no Setor de Carceragem Temporária (Secat) da unidade, onde aguardam à disposição da Justiça.

Prisões

O trio, suspeito de participação ao roubo à agência do Banco do Brasil ocorrido no último dia 12 de janeiro. Foto: Felipe Rosa
O trio é suspeito de participar do roubo à agência do Banco do Brasil, ocorrido no dia 12 de janeiro. Foto: Felipe Rosa

Segundo a polícia, a primeira prisão aconteceu no dia 23 de janeiro, no bairro Pinheirinho. Equipes de investigação do Cope chegaram até Marcos de Sousa dos Anjos, de 40 anos. Durante a abordagem o homem reagiu à ação policial, tentando pegar a arma de um dos investigadores, mas acabou contido e algemado.

Quando solicitada a sua identificação, o suspeito deu um nome e documentos falsos. Em consulta ao sistema, os policiais constataram que ele possuía dois mandados de prisão em aberto pelo crime de roubo a banco. Depois de ter sua verdadeira identidade revelada, Marcos ainda confessou que estava foragido do Sistema Penitenciário e foi preso pela equipe, e autuado em flagrante por uso de documento falso.

Leia também: Atiradores emparelham o carro e mandam 15 tiros contra rapaz em Colombo

Já no dia 26 de janeiro, a equipe chegou até o segundo integrante da quadrilha, um homem, de 40 anos, encontrado no bairro Pioneiros, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O suspeito conduzia um veículo Santana e tentou fugir em alta velocidade quando percebeu a presença dos policiais.

Durante a fuga ele colidiu o veículo e correu para um matagal, onde abriu fogo contra os policiais, mas acabou preso. O revólver de calibre 38 e diversas munições foram apreendidos. De acordo com a polícia, ele também era foragido e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, desobediência e resistência a prisão.

Foto: Atila Alberti
Com um dos suspeitos foi encontrada uma camiseta idêntica a que foi utilizada no roubo ao Banco do Brasil, no Novo Mundo. Foto: Atila Alberti

Continuando as investigações, os policiais chegaram até o suspeito de ser o terceiro envolvido nos crimes de roubo a banco, um homem, 44 anos. Ele foi abordado em frente a uma farmácia, no Boqueirão, na última segunda (5). Contra ele, também havia um mandado de prisão em aberto, por também estar foragido do Sistema Penitenciário.

Na residência em que ele estava hospedado foram encontrados diversos equipamentos utilizados em arrombamentos de caixas eletrônicos e uma camiseta idêntica a que foi utilizada por um dos envolvidos no roubo ao Banco do Brasil, no dia 12 de janeiro deste ano, no bairro Novo Mundo.

Trabalho investigativo

Ainda segundo o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown, a prisão do trio foi possível graças a um intenso trabalho investigativo, que não parou desde que a equipe atendeu as ocorrências. “Um dos envolvidos, o primeiro a ser preso, já possuí uma extensa ficha criminal e uma condenação superior a 50 anos de prisão, por roubo a banco”, explicou o delegado.

Brown ainda ressaltou que as investigações continuam com o intuito de identificar demais pessoas envolvidas com os roubos, bem como responsabilizá-los pelos ações criminosas.

“Todos eles são foragidos do Sistema Penitenciário, agora as diligências consistem em comprovar a participação dos homens nos crimes”, finalizou.