PEP 2

Presos fazem pirâmide humana, mas são flagrados e tentativa de fuga é frustrada

PEP 2 Foto: Arquivo/Aliocha Maurício.

Uma tentativa de fuga de presos foi frustrada na manhã desta segunda-feira (6) na Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP 2), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os agentes penitenciários perceberam a ação dos detentos e conseguiram evitar que eles pulassem o muro.

Conforme o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a tentativa de fuga aconteceu durante o banho de sol dos presos, no final da manhã. Eles fizeram uma espécie de pirâmide humana e foram vistos pelas câmeras de segurança do local.

Se não tivessem sido flagrados, três presos poderiam ganhar as ruas. Estes detentos devem responder a um procedimento interno pelo comportamento na prisão. Segundo o Depen, a PEP 2 abriga atualmente 1.102 presos, mas tem capacidade para 1.086.

Foto: Arquivo/Albari Rosa.
Complexo penitenciário de Piraquara abriga a PEP 1 e a PEP 2, unidades de segurança máxima. Foto: Arquivo/Albari Rosa.

Fuga na PEP 1

A tentativa dos presos de escaparem da PEP 2 aconteceu quase um mês depois da fuga da PEP 1, no dia 15 de janeiro, quando os homens explodiram o muro do presídio. Dos 28 detentos, 22 continuam foragidos. Somente um preso foi recapturado vivo e cinco morreram em confrontos com a polícia. Segundo o Depen, buscas têm sido realizadas pelas forças policiais.

As investigações são conduzidas pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Na semana passada, um homem apontado como um dos principais articuladores do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi preso pelos investigadores. O Cope apura se ele teve ou não envolvimento com a fuga na PEP 1.

Veja a lista dos foragidos da PEP 1:

FUGITIVOS