Prática ilegal

Preso estagiário de delegacia da Grande Curitiba que cobrava para liberar detentos

Imagem ilustrativa. Foto: Aniele Nascimento

Um estagiário de Direito que atuava na Delegacia de Polícia Civil de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi preso em flagrante segunda-feira (18). Ele é suspeito de cobrar pagamentos para liberar presos e também de se apropriar de três caixas de documentos criminais da delegacia.

De acordo com o delegado Joaquim Antonio Figueira, a investigação começou após um preso procurar a delegacia solicitando reembolso de uma fiança. “Quando a pessoa é absolvida, ela pode solicitar o valor pago, que fica retido em uma conta oficial. Só que não encontramos o depósito desse valor e nem documentos a respeito dele”, explicou.

Para comprovar o pagamento, o preso ainda mostrou ao delegado diversas conversas de WhatsApp que havia trocado com o escrivão. Diante da situação, Figueira solicitou imediatamente a abertura de um inquérito policial para investigar o caso e também um mandado de busca na residência do estagiário que cumpria a função de escrivão na delegacia. O estagiário permaneceu na função por dois anos e havia deixado o cargo há quatro meses.

Durante o cumprimento do mandado, foram localizados três caixas de documentos da delegacia, entre boletins de ocorrência, inquéritos policiais e procedimentos de fiança. Na casa do rapaz também foi apreendida uma porção de maconha.

Um representante do Ministério Público acompanhou toda a ação e o rapaz foi preso em flagrante pela posse de documentos da delegacia e pelo crime de peculato, no qual funcionário público utiliza da sua função para benefício próprio. O estagiário está preso na própria Delegacia de Campo Largo.

Cidade da RMC está entre as dez mais violentas do Brasil