Fraude!

Polícia caça suspeito de aplicar golpe sofisticado de R$ 42 mil em restaurante de Curitiba

Um homem suspeito de integrar uma quadrilha especializada em estelionato é procurado pela Polícia Civil. Ele foi flagrado por câmeras de segurança depois de agir numa agência bancária do bairro Santa Felicidade, em Curitiba. As imagens, divulgadas pela polícia, podem ser importantes para que vítimas ajudem a encontrar o homem, que falsifica cheques e consegue altos valores em dinheiro.

Conforme as investigações, a quadrilha atua de forma sofisticada. Em um dos casos, num restaurante da famosa região gastronômica de Curitiba, o prejuízo foi de R$ 42 mil. O grupo usou uma folha de cheque clonada do estabelecimento.

Segundo a delegada-titular do 12º Distrito Policial (DP), Patrícia Paz, a clonagem do cheque foi praticamente perfeita a de um cheque emitido pelo restaurante, inclusive com marcas de segurança e qualidade do papel, muito parecido com o original. “Foi descontado no mesmo dia que o restaurante emitiu. O código de barras no rodapé foi lido pelo leitor do banco e a assinatura continha traçados que levavam a crer que era verdadeira”, explicou.

A qualidade da falsificação enganou, inclusive, o caixa do banco que recebeu o cheque e realizou todos os protocolos de segurança junto ao cliente. O valor foi depositado em contas de laranjas e imediatamente transferido para outras contas em agências de outros estados.

A fraude só foi descoberta no dia seguinte, quando o cheque verdadeiro foi compensado em outra conta do restaurante. As investigações apontam para uma quadrilha especializada em falsificação com vasto conhecimento em transações bancárias. Há fortes indícios que os golpes são realizados também em outros estados.

“É muito importante a ajuda da população para chegarmos até os criminosos. Eventuais denúncias sobre a real identidade desse indivíduo que aparece nas filmagens podem ser realizadas pelo telefone, mesmo que de forma anônima”, reforçou a delegada. O contato é o (41) 3370-1200 ou pelo e-mail 12distritocapital@pc.pr.gov.br.

Doutor mentira

Voltar ao topo