No Paraná

Pra evitar confusões, PM vai colocar mais de dez mil policiais nas ruas nas eleições

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto ilustrativa: Arquivo/Tribuna do Paraná

Mais de dez mil policiais militares vão atuar neste final de semana, principalmente no domingo (7) de eleições, em todo o Paraná. O esquema de segurança da Polícia Militar (PM) foi divulgado na manhã desta quinta-feira (3), no Quartel do Comando Geral, em Curitiba, e segundo a coronel Audilene Rocha, os policiais vão ficar fixos em locais em que houve prisões nas duas últimas eleições, para garantir a ordem. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam exercer o direito de votar tranquilamente”.

Conforme a coronel, são mais de mil locais de votação que vão precisar de policiamento fixo. No momento do voto, está proibida a concentração de pessoas com bandeiras, broches, adesivos e camisetas de seus candidatos. “A informação atualizada é de que as pessoas não vão poder usar camisetas para votar”, destacou Audilene, reforçando que o uso de broche ou de adesivos no peito até pode no momento do voto, desde que seja individualmente, sem atos que caracterizem boca de urna.

Estratégia foi apresentada pela coronel Audilene Rocha nesta quinta-feira (4). Foto: Marco Charneski
Estratégia foi apresentada pela coronel Audilene Rocha nesta quinta-feira (4). Foto: Marco Charneski

Trabalho antecipado

O trabalho da PM vai começar já no sábado (6), para evitar que sejam jogados santinhos nas ruas. O patrulhamento vai ser preventivo e ostensivo em vias públicas e pontos estratégicos, no entanto, haverá equipes veladas também em atuação. “Justamente por estarmos todos mobilizados, é importante que a população participe com denúncias, caso veja algo errado acontecer, para que nós possamos agir”, reforçou a coronel.

Vale lembrar que a boca de urna é proibida, bem como a divulgação ou propaganda de partidos políticos e uso de alto falantes e amplificadores de som a partir das 22h de sábado. Se tais delitos forem flagrados, os envolvidos vão ser detidos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Encaminhamentos

É sabido que, de acordo com o artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737), desde a última terça-feira (2) e até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em situação de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto (medidas cautelares da justiça). Neste caso, a atuação da PM vai ser voltada no apoio à Justiça Eleitoral para a fiscalização de condutas e fazer os encaminhamentos necessários quando houver flagrante delito.

Em Curitiba, a partir das 22h de sábado até às 8h de domingo, as pessoas flagradas praticando crimes ou contravenções eleitorais vão ser encaminhadas à Polícia Federal. Já no domingo, as pessoas detidas vão ser levadas ao Fórum Eleitoral para os procedimentos de lavratura do Termo Circunstanciado. Os adolescentes envolvidos em crimes ou contravenções vão ser encaminhados à Delegacia do Adolescente (DA). Veja a entrevista completa:

Pesquisa Ibope para a presidência mostra Bolsonaro com folga na liderança