No Maranhão

Operação policial prende cinco na Grande Curitiba e um no Nordeste

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Estelionato (DE) e o com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais do Maranhão (SEIC), realizou nesta semana a Operação “Suits”. Cláudio Rogério Rocha Júnior, 30 anos, foi preso na cidade de São Mateus, Maranhão, e outras cinco pessoas em Curitiba e Região Metropolitana. Eles são suspeitos de estelionato e associação criminosa.

A investigação, que durou quatro meses, desmantelou três grupos criminosos de forma simultânea. Cláudio é advogado e utilizava seu conhecimento jurídico para “ludibriar as vítimas”, de acordo com o delegado Leonardo Carneiro, da DE. A operação recebeu o nome “Suits” por conta da expressão em inglês significar “Ternos”, vestimenta comum na advocacia.

Uma das quadrilhas era especializada em fraudar vendas de terrenos através de escrituras e registros imobiliários fraudulentos. “Os integrantes do grupo criminoso deram um golpe de cerca de R$ 8 milhões. Eles utilizaram as escrituras falsas desses terrenos para negociar com a vítima mais de 40 máquinas agrícolas, que foram rapidamente revendidas pelos estelionatários”, explicou o delegado.

O homem já estava sendo monitorando há algum tempo e teve decretado o bloqueio de sua conta bancária. David Dias Pereira Coutinho, 38 anos, preso no Bairro Alto, e João Marco Alves Batista Matos, 34 anos, que se apresentou na DE na manhã de quinta-feira (30), fazem parte da mesma quadrilha, conforme a polícia. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no escritório de Cláudio e nas residências de David e João Marco.

Além deste grupo, também foram presos em flagrante Anderson Ricardo Ferreira, 39 anos, e Gesiel Machado, 33 anos, em Fazenda Rio Grande e Colombo respectivamente. “Gesiel foi preso em uma instituição bancária quando tentava abrir uma conta com documentação falsa, sendo que após algumas diligências, os policiais conseguiram autuar Ferreira, que era o responsável pelo fornecimento da documentação falsa”, disse o delegado.

Na terceira ação da delegacia, foi presa Maria Odete Andofalto Jaquetti, 51 anos, também em Colombo, no momento em que tentava registrar um contrato de compra e venda de um terreno, utilizando uma procuração defraudada.

Cláudio, David e João Marco responderão pelos delitos de estelionato e associação criminosa, já Gesiel e Anderson foram autuados pelos crimes de estelionato e uso de documento falso. Por fim, Maria Odete responderá pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público. Todos os presos, com exceção de Cláudio, que continua detido no estado do Maranhão, foram conduzidos até a Delegacia de Estelionato e seguem à disposição da Justiça.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Jovem mata avó e torra cartão de crédito dela