Nesta sexta-feira (20), a Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos fez uma ação em parceria com a Polícia Militar do Paraná para coibir a atuação de vendedores ambulantes irregulares na Avenida Winston Churchill, no bairro Pinheirinho.

continua após a publicidade

Quatro autos de infração foram emitidos, sendo dois por venda irregular de cigarros e outros dois pela venda irregular de carteiras, cintos e bolsas. Neste último caso, os ambulantes podem retirar o material apreendido pagando uma multa de R$ 300 para cada auto. Os cigarros serão encaminhados para a Receita Federal, que fará o descarte do material.

A diretora de fiscalização da Secretaria do Urbanismo, Jussara Policeno de Oliveira Carvalho, ressaltou que a abordagem do fiscal visa preservar o trabalho de lojistas e ambulantes regularizados. “Não é justo com as pessoas que obedecem a legislação, pagam impostos, que vendedores não autorizados usem a via pública para esse fim”, explicou.

As ações também têm como objetivo orientar e conscientizar a população, segundo Jussara. “Não há custo ou taxas para se tonar um vendedor ambulante regularizado, basta procurar o núcleo de Urbanismo na Rua da Cidadania da Matriz”, disse.

continua após a publicidade

O capitão da Polícia Militar Luciano Rasera enalteceu a importância da ação. “Esse tipo de fiscalização ajuda no policiamento da região”, comentou.

Como se regularizar

continua após a publicidade

Atualmente, Curitiba conta com 1.265 vendedores ambulantes regularizados. Só podem ser ambulantes pessoas físicas residentes em Curitiba. Para solicitar a autorização, é preciso levar comprovante de residência, CPF e carteira de identidade ao núcleo de Urbanismo da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa.

O ambulante pode apontar o local em que deseja trabalhar. O mesmo será avaliado de acordo com seu impacto para moradores, comércio e trânsito na região e com as condições técnicas e estruturais do local.

Foto: Divulgação.