Em Curitiba

Empresários que adulteravam medidores de quilometragem de carros usados são presos

Denúncia levou a polícia a confirmar existência de associação criminosa. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Três empresários foram presos por suspeita de adulterar os medidores de quilometragem rodada dos veículos em revenda de carros usados em Curitiba. A ação, desencadeada pela Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon), foi feita em três lojas no bairro Santa Felicidade e outra dentro de um shopping de automóveis no Tarumã. Segundo a polícia, os três vão responder por crime contra a relação de consumo.

Os policiais chegaram até as lojas através de denúncias dos próprios compradores dos veículos, que descobriram a farsa e resolveram procurar a Delcon. “As vítimas perceberam que foram enganadas e prejudicadas pelos proprietários das revendas de veículos e nos procuraram. Nós pedimos mandados de busca para quatro lojas, onde conseguimos verificar que havia uma associação criminosa voltada a este tipo de prática, e em três delas confirmamos a prática do crime”, explicou a delegada Aline Manzatto.

Segundo a polícia, durante os trabalhos do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os próprios policiais conseguiram verificar a incoerência entre os números dos odômetros dos veículos. “Alguns carros estavam com os odômetros adulterados e isso foi o que gerou as prisões”.

A delegada reforçou que os empresários que fazem este tipo de adulteração estão cometendo crimes pensando somente no lucro. “Tanto para ganhar mais dinheiro, porque a quilometragem mais baixa valoriza o veículo, como também a venda mais rápida do carro”.

Os três empresários foram encaminhados à delegacia, onde ficaram presos. “Vão responder pelo crime contra a relação de consumo, por vender produto impróprio para o consumo ou induzir o consumidor a erro, com pena de dois a cinco anos de prisão”, disse Aline Manzatto, destacando que cabe apenas à Justiça definir o que acontece com eles, se poderão pagar fiança para responder o crime em liberdade ou não.

Golpe era aplicado em pelo menos três lojas. Foto: Divulgação/Polícia Civil
Golpe era aplicado em pelo menos três lojas. Foto: Divulgação/Polícia Civil

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Alerta importante

A situação foi usada pela Delcon como um alerta aos consumidores que forem comprar carro usado, para que tenham muita atenção principalmente antes da compra. “A gente sabe que se um veículo está com a quilometragem mais baixa, ele acaba sendo mais atraente, mas é importante que as pessoas verifiquem também outros elementos como o termo de garantia”, explicou a delegada.

O documento, que costuma ficar junto com o manual do veículo, pode ajudar o consumidor a descobrir a fraude. “Porque, para denunciar, a pessoa precisa de uma suspeita efetiva, não somente de uma desconfiança. Então, veja o termo de garantia, por exemplo: se o veículo passou por revisão de 50 mil quilômetros há certo tempo e agora está com 51 mil, isso pode indicar a provável adulteração”.

As denúncias podem ser feitas pessoalmente na Delcon, que fica na Rua Ermelino de Leão, 513, Centro de Curitiba. O telefone da delegacia, para eventuais dúvidas sobre estas suspeitas, é o (41) 3883-7100. “Só destacamos que precisamos de indícios fortes para que possamos agir, não basta só a pessoa imaginar que foi adulterado”, considerou a delegada.

Duas das lojas estavam localizadas em Santa Felicidade e, a outra, no Tarumã. Foto: Divulgação/Polícia Civil
Duas das lojas estavam localizadas em Santa Felicidade e, a outra, no Tarumã. Foto: Divulgação/Polícia Civil

Bandido enfrenta Rone com tiros, mas acaba preso com 140 quilos de maconha