Denúncia

Mais de 20 pássaros silvestres são apreendidas em operação policial no litoral

Operação aconteceu no bairro Vila do Povo, em Paranaguá. Foto: Divulgação/PM-PR

Ao atender mais uma denúncia de cativeiro de animais silvestres, na Operação Verão Paraná 2017/2018, o Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) deflagrou uma operação nesta quinta-feira (24) no bairro Vila do Povo, em Paranaguá, que resultou no encaminhamento de seis pessoas e no resgate de 22 aves de diversas espécies nativas da região. Os responsáveis foram encaminhados para a lavratura de Termo Circunstanciado e os ofícios levados ao IAP para as autuações administrativas.

Os policiais constataram seis flagrantes de cativeiro de pássaros silvestres em que os proprietários não tinham documentação legal para manter as aves nessa condição. Foram resgatados 12 coleiros, três trinca ferro, cinco canários terra, um tico tico e um bigodinho, além de apreendidas 22 gaiolas.

As aves foram soltas no seu habitat natural e as gaiolas destruídas. Os responsáveis assinaram o Termo Circunstanciado e devem se apresentar em juízo. Paralelamente as equipes policiais encaminharam ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) os ofícios dos flagrantes para que sejam adotadas as medidas administrativas conforme cada caso.