Mortes violentas

Índice de homicídios em Curitiba é o menor em 11 anos

Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay
Imagem ilustrativa. Foto: Pixabay

A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), divulgou nesta terça-feira (8) números atualizados sobre homicídios em Curitiba. De janeiro a março deste ano, no comparativo com 2017, houve uma redução de 21,7% na quantidade de mortes violentas. O anúncio foi feito na segunda reunião de integração das forças de segurança pública do Paraná, no Palácio Iguaçu.

De acordo com o governo, este é o menor índice dos últimos 11 anos, quando a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) começou a tabular os dados. Em números absolutos, foram 79 homicídios registrados na capital paranaense no primeiro trimestre do ano.

Leia também: Cida cria divisão policial anticorrupção e defende secretários investigados

O secretário da Segurança Pública, Julio Reis, destacou que o resultado é fruto da maior integração entre as polícias Civil e Militar. “Houve uma ampliação do trabalho preventivo da Polícia Militar e mais eficiência na investigação dos casos por parte da Polícia Civil”, afirmou.

No ano passado, também foi registrada redução. De acordo com dados da prefeitura de Curitiba, foram 379 casos do tipo em 2017 – 19% a menos do que em 2016.

Violência

Se considerada a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Paraná, porém, os números continuam preocupantes. Em 2016, a taxa do estado ficou em 27,3 mortes violentas por 100 mil habitantes, segundo dados do SUS. O número é menor do que a média do Brasil – de 28,1 –, mas superior ao de estados como Santa Catarina (14,2).

Leia também: Caminhonete roubada há 18 anos é encontrada pela Polícia. Dono até já morreu

O que pode ser considerado “aceitável”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes fique abaixo dos dois dígitos. É o caso de São Paulo, com índice de 9,5, que vem tendo sucesso no combate às mortes violentas desde os anos 2000.

Preso suspeito de tentar matar cuidador de carros com golpes de facão