Ousado

Homem morre após trocar tiros com a polícia duas vezes em 15 horas na Grande Curitiba

Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná
Foto: Marco Charneski/Tribuna do Paraná

Não adiantou Leonardo Guimarães Santos, 21 anos, tentar escapar de um confronto com a polícia, na noite de domingo (14), em Fazenda Rio Grande, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ferido durante um tiroteio, ele acabou morto num segundo confronto com policiais, 15 horas depois, já em Araucária, onde estava recebendo curativos da amásia e sendo “escoltado” por outro marginal armado. Um dos comparsas de Leonardo morreu no primeiro confronto. No segundo, foi preso Vinícius Silva de Souza, 22 anos, o “Baiano”, que fazia a escolta do ferido.

O primeiro caso ocorreu por volta das 22h40 de domingo em Fazenda Rio Grande, logo depois de os homens roubarem uma pessoa na rua. Segundo a PM, a dupla chamou atenção porque, em fuga após o assalto, foi pega fazendo uma conversão pela contramão na Rua Francisco Claudino dos Santos. Mesmo com uma das rodas tortas e com o veículo com sinais visíveis de problemas mecânicos, eles fugiram da abordagem, pegando um acesso à BR-116.

Os dois conseguiram escapar dos PMs até o momento em que fizeram uma manobra brusca pela rodovia para acessar a Rua Pernambuco, onde se envolveram num acidente atingindo o canteiro de concreto da BR. Encurralados, o bandidos saíram correndo. Leonardo saiu do veículo atirando contra os policiais, que reagiram e o acertaram. Mesmo atingido, ele conseguiu escapar.

Tiroteio fatal

O motorista conseguiu se esconder num local escuro e escapou do campo de visão dos policiais. Quando chegaram outras viaturas em apoio, os agentes foram informados por moradores que o bandido estava escondido num terreno na Rua Araras, próximo à rodovia, e que teria tentado invadir algumas casas para se esconder.

Os policiais foram ao local e encontraram o homem tentando ficar em pé para, mais uma vez, reagir. Neste momento, ele atirou e foi baleado novamente. Segundo os PMs, o socorro até foi acionado, mas os bombeiros nada puderam fazer porque ele morreu na hora. Com o suspeito, aparentando cerca de 30 anos, foi apreendido o revólver usado. O carro também foi recolhido e tudo foi encaminhado à Delegacia de Fazenda Rio Grande.

Ferido

Mesmo ferido com um tiro em cada perna, Leonardo conseguiu se esconder pelo município até 5h de segunda-feira, quando abordou um taxista e, sob ameaças, fez ele o levar até Araucária, numa casa do Jardim Tupy.

No final da manhã, policiais militares de Araucária receberam a informação anônima sobre a corrida de táxi do suspeito. Então pediram ao setor de monitoramento de tornozeleira eletrônicas, da Secretária de Justiça, que verificassem se havia alguma tornozeleira que tinha feito o trajeto indicado na denúncia, pela manhã. A informação bateu e assim os policiais conseguiram a localização exata e identidade do suspeito.

Ao chegarem na residência indicada, na Rua dos Funcionários, bairro Campina da Barra, já foram recebidos a tiros por Vinícius, que monitorava o movimento da rua pela janela. Segundo a Polícia Militar, Leonardo, que estava ferido no quarto ao lado, também já se armou e partiu para o confronto. Mas foi atingido por um tiro no peito e morreu na hora. Vinícius se rendeu e se entregou.

Segundo o capitão Nelson Stocchero, comandante da companhia da PM na cidade, Leonardo já era antigo conhecido da polícia. Foi abordado diversas vezes pela PM e pela Guarda Municipal. Tinha antecedentes criminais por roubo, receptação, lesão corporal, ameaça e posse de drogas para uso pessoal. Stocchero ainda diz que não era incomum Leonardo soltar os cães da residência em cima dos policiais, quando uma equipe ia até a casa do suspeito abordá-lo por algum motivo. Vinícius, assim como Leonardo, usava tornozeleira eletrônica.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Que primavera é essa, Curitiba? Frio e chuva são previstos até final de outubro