Três homens, com idades entre 18 e 32 anos, suspeitos de furtar aproximadamente 120 metros de fios de cobre – equivalente a mais de uma tonelada – de uma residência no Centro de Curitiba, foram autuados por furto qualificado. Eles foram presos em flagrante pela Polícia Militar e encaminhados ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), na manhã de sábado (14).

continua após a publicidade

Conforme informações apuradas pela equipe do Cope, o trio se passou por funcionários de uma empresa de telefonia, inclusive utilizando uniformes e veículo caracterizado. No momento em que os moradores da residência acionaram a Polícia Militar, desconfiando da ação dos homens, eles já haviam furtado mais de meia tonelada de fio de cobre da parte subterrânea no local.

Além de 120 metros de cabos partidos em pedaços, foram apreendidos diversos objetos utilizados para a prática do crime, como camiseta de uma operadora de telefonia, escadas, cones, guilhotinas, lucas, capacetes e até mesmo uma motobomba hidráulica para retirar a água das galerias e facilitar o furto de cabos em grande escala. Também usavam um veículo plotado com adesivos de empresa de telefonia.

Sem sinal de telefone e internet

Foto: Polícia Militar/Divulgação

Para o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown, esse tipo de crime traz um grande prejuízo a todos os envolvidos. “Além do dano à empresa concessionária, que no final é repassado aos consumidores, uma grande parcela da população acaba atingida e fica sem sinal de telefone e internet, ocasionando perdas incalculáveis nas atividades comerciais e pessoais”, frisa.

continua após a publicidade

Na delegacia, o trio manteve-se em silêncio, como lhes é de direito. Nenhum deles possuía antecedentes criminais. “As investigações prosseguirão, com o intuito de identificar os possíveis receptadores de fios de cobre, bem como funcionários das operadoras que acabam por auxiliar os criminosos com informações privilegiadas”, finaliza Brown.