Documentos falsos

Estelionatários que trocaram apartamento por Audi R6 são presos pela polícia

Enquanto estava na Inglaterra, um casal que tinha um apartamento no Bairro Alto teve o imóvel, avaliado em R$ 500 mil, trocado por um Audi R6. A negociação foi feita por uma quadrilha especializada em falsificar documentos. Alexandre Langhammer, 41 anos, e Cleonice de Lima Wanke, 49 anos, suspeitos de integrar o grupo foram detidos nesta terça-feira (20), no Pilarzinho.

As investigações sobre a atuação do grupo tiveram início há cerca de dois meses. Usando documentação falsa, os criminosos deram o apartamento em troca de um Audi, negociado com uma vítima de São Paulo. E assim permaneceram dando “sucessivos golpes”.

“Posteriormente eles negociaram esse veículo por outros dois carros bem caros; e depois um deles foi usado em outra fraude, para a aquisição de empréstimo em nome de terceiros”, explicou o delegado Wallace de Oliveira Brito, da Delegacia de Estelionato.

Uma mulher que já foi identificada pela polícia e teria participado da negociação do apartamento está foragida. Cleonice não era procurada, mas acabou sendo presa em flagrante. Vários documentos falsos a foto dela foram apreendidos: entre eles, carteiras de identidade com os nomes de Elena, Elizete e Dona Elena.

Os policiais apreenderam também equipamentos usados para a falsificação, documentos com carimbo e assinaturas de cartório e até receituários de um hospital. O médico do qual eles falsificavam a assinatura já tinha registrado boletim de ocorrência na delegacia.

A dupla presa nesta terça-feira foi autuada por associação criminosa, estelionato e falsificação de documentos públicos.

“Modo de vida”

De acordo com o delegado, o grupo atua há muito tempo. “É o modo de vida deles. Parte dessa quadrilha já foi presa aqui pela Delegacia de Estelionato, inclusive”, afirmou.

Recentemente, um homem de 46 anos suspeito de integrar a associação foi detido por fraudes financeiras com uso de documentação falsa. Uma mulher de 47 anos que também seria participante também foi presa há pouco tempo, mas pagou fiança e responde pelo crime em liberdade. As investigações continuam, a fim de identificar possíveis outros membros da quadrilha.

 

Leia também:

Crime de estelionato passado de mãe para filha

Falso médico é preso por estelionato em Curitiba

Acusado de estelionato, que usava nome do Hospital Erasto Gaertner, é preso

Procuradoria denuncia cinco por estelionato no Bolsa Família

Acesse o Painel do Crime, a mais nova fonte de informações sobre crimes em Curitiba e região