Animais silvestres

Denúncia anônima leva polícia a apreender uma jiboia em Curitiba

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Três pessoas entre 19 e 44 anos foram presas na manhã desta quinta-feira (8) por manter animais silvestres em cativeiro. As prisões ocorreram no Cajuru, em Curitiba, e em Araucária e Contenda, na Região Metropolitana, após denúncias anônimas sobre os bichos e também de uso ilegal de agrotóxicos.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Em Contenda, os policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) encontraram cinco cobras, uma arara, duas jabutis e mais de cinco pássaros silvestres. Todos os animais estavam em condições de maus tratos e sem registro ambiental. Uma pessoa foi presa nesta ação.

Já em Curitiba foi encontrado um tucano mantido em cativeiro. A pessoa responsável foi presa em flagrante, também sem autorização ambiental para cuidar da ave.

“Foram três ações distintas. Os presos não mantinham ligação. Porém, o modo como estavam os animais em ambos os locais não era adequado. Eram espaços pequenos”, disse o delegado Matheus Laiola, da DPMA. Ainda segundo Laiola, em Contenda os animais eram criados a pelo menos cinco anos. “Uma jiboia que foi resgatada chega a ser dócil e se mostra acostumada com o manuseio humano. Não custa lembrar que esses animais não devem ser tratados desta forma. O lugar deles é na natureza”, apontou.

A polícia informou que os animais serão encaminhados para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre de Curitiba, para terem o destino adequado definido. Os três suspeitos assinaram um termo circunstanciado e responderão por crimes ambientais. Se condenados, poderão pegar até um ano de prisão, além de multa.

Agrotóxicos

A outra ação da DPMA ocorreu em Araucária, onde um homem foi preso em flagrante por vender agrotóxico de maneira criminosa. Segundo o delegado, eles foram encontrados com rótulos de uma marca conhecida no mercado, mas não é possível saber se são verdadeiros nem mesmo sua procedência.

Tentativa de roubo a motorista de app acaba em batida em Curitiba