Em média, quase um assassinato por dia tem acontecido em Curitiba desde o início de 2017 até junho. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), entre janeiro e junho deste ano a cidade teve um total de 176 homicídios, o que equivale a uma média de 29,3 mortes mensais. Ainda assim, o número é o menor registrado nos últimos 10 anos em períodos equivalente na capital.

continua após a publicidade

Em 2016, por exemplo, aconteceram 233 homicídios nos mesmos meses. Isso significa que 2017 teve uma diminuição de quase 25% na quantidade de assassinatos. De acordo com o secretário de Sesp, Wagner Mesquita, uma das explicações para a redução do índice é a integração do trabalho entre as polícias Civil, Militar e Científica. Além disso, Mesquita também aponta o posicionamento estratégico das bases policiais Unidades Paraná Seguro (UPS) como responsável pela queda.

Epidemia de homicídios

Mesmo com a redução dos números, Curitiba ainda tem um longo caminho a percorrer, com uma média de 18 mortes para cada de 100 mil habitantes. Apesar de alta, a taxa é menor do que a média do Brasil que, segundo levantamento Organização das Nações Unidas (ONU) estava em 32,4 em maio de 2016.

O dado deixava o país em nono colocado em quantidade de assassinatos nas Américas, ganhando de locais como Haiti (26,6) e México (22). Se a taxa de Curitiba fosse comparada com os 35 países das Américas, a cidade estaria na 16ª posição, logo atrás do Panamá (19,3).

continua após a publicidade